23 de abril de 2008

Campanha Transgênicos

A campanha de Brasília foi um sucesso. Com a participação de 15 voluntários em um sábado de sol no parque da cidade. O lugar escolhido nao podia ser melhor. Muito movimento e gente interessada na saúde. Além da estrutura do Greenpeace, foram distribuidos o guia do consumidor e também contou com uma exposição dos produtos que ainda não rotulam. Pra quem busca mais informação sobre transgênicos, acesse o site do Greenpeace e não deixe de visitar também o blog dos trangênicos.

O Guia do Consumidor pode ser baixado aqui.

Todas as empresas listadas no Guia do Consumidor receberam uma correspondência do Greenpeace, questionando sobre a utilização de soja e/ou milho transgênicos na fabricação de seus produtos. Dependendo da resposta, as marcas/empresas foram classificadas na lista verde ou na lista vermelha.

Aquelas que garantem uma produção sem transgênicos estão na lista verde: todas enviaram uma carta ao Greenpeace declarando sua posição e mandaram documentos sobre como fazem o controle para evitar esse tipo de ingrediente.

As marcas/empresas que não responderam à carta do Greenpeace, as que não fazem controle sobre a procedência dos ingredientes transgênicos e as que rotulam seus produtos como transgênicos foram colocadas na lista vermelha deste Guia. Isso vale para todas as marcas e versões (light ou não) das empresas. Por exemplo, se um determinado biscoito estiver no Guia, isso significa que todos os sabores e versões desse produto também podem ser transgênicos. E que todos os produtos dessa marca/empresa podem ser transgênicos também.

Atenção: o fato de uma empresa não estar na lista vermelha não significa que seus produtos são livres de transgênicos. Como algumas marcas/empresas são muito pequenas ou são vendidas apenas em algumas regiões do país, não é possível incluir todas no Guia. Nestes casos, elas não são listadas nem na coluna vermelha e nem na verde. Neste caso, você pode entrar em contato com a empresa e questionar sobre a utilização de ingredientes transgênicos. Você tem direito de saber o que está levando pra casa!*

*Retirado do Greenpeace

0 comentários: